Olá amoras lindas do meu core,
tudo bem com vocês? Começando bem a semana? Eu estou bem e estaria melhor se não tivesse frio rsrsrsrs.
Bom, estava conversando com uma amiga esses dias e entramos no assunto do DIU (Dispositivo Intra-Uterino), e vi aí um bom assunto pra fazer um post pelo fato de eu já ter usado DIU. Primeiro eu vou dar a definição do DIU pra vocês... peguei num site, e depois vou dar a minha opinião ok.
Os dispositivos intra-uterinos são artefatos de polietileno, com ou sem adição de substâncias metálicas ou hormonais, que exercem efeito anticonceptivo quando colocados dentro da cavidade uterina.
Os DIUs podem ser classificados basicamente em categorias:DIUs não medicados (ou inertes) - não contêm ou liberam substâncias ativas: são unicamente constituídos de polietileno.
DIUs medicados (ou ativos) - além de matriz de polietileno, contêm substâncias (metais (Cu) ou hormônios) que exercem ação bioquímica local, aumentando a eficácia anticonceptiva. Dos DIUs medicados, os mais utilizados são os que contêm cobre ou progesterona.
Mecanismo de Ação
De acordo com o Relatório Técnico da Organização Mundial da Saúde (1987), o DIU exerce seu efeito anti-fertilidade de forma variada e pode interferir no processo reprodutivo antes mesmo do óvulo atingir a cavidade uterina.
O DIU atua sobre os óvulos e espermatozóides de várias maneiras:
1 - Estimula reação inflamatória pronunciada no útero, por ser um corpo estranho. A concentração de diversos tipos de leucócitos, prostaglandinas e enzimas nos fluídos uterino e tubários aumentam consideravelmente, especialmente nos DIUs com cobre.
2 - As alterações bioquímicas interferem no transporte dos espermatozóides no aparelho genital, bem como alteram os espermatozóides e óvulos impedindo a fecundação.
Por esses mecanismos, o acúmulo de evidências que permitem afirmar que um complexo e variado conjunto de alterações espermáticas, ovulares, cervicais, endometriais e tubárias causam a inibição da fertilização.
Critérios de Elegibilidade desenvolvidos pela Organização Mundial de Saúde (WHO, 1996 - Categoria 4)
· Neoplasias malignas do colo ou corpo uterino
· Sangramento uterino de causa desconhecida
· Suspeita de Gravidez
· Doença inflamatória pélvica ativa
· Mal formação uterina congênita
· Coagulopatias
· Cervicite Aguda
· Risco de doenças sexualmente transmissíveis
· História de doença inflamatória pélvica desde a última gravidez
Eficácia
Em geral, os DIUs de cobre são mais eficazes e produzem menos efeitos colaterais que os não medicados. As taxas de gravidez oscilam entre 0,5 - 0,7 por 100 mulheres/ano, são mais baixas que as taxas obtidas com anticoncepcionais hormonais combinados orais e comparáveis aos injetáveis.
Vantagens
· É um método de longa duração
· É muito eficaz
Desvantagens
· Pode provocar sangramento menstrual prolongado
· Podem ocorrer cólicas ou dor durante o sangramento
Momento da Inserção
O momento habitual da inserção é durante ou logo após a menstruação (preferencialmente até o 5º dia do ciclo), porque estando o canal cervical mais dilatado a aplicação do DIU é mais fácil e menos dolorosa, além de evitar a colocação em uma mulher com gestação inicial. No entanto, o DIU pode ser inserido em qualquer época, desde que se assegure que ela não está grávida. No pós parto é recomendável a inserção a partir de 6 semanas. O DIU pode, também ser inserido logo após a curetagem por um abortamento não infectado. A inserção pode ser realizada no mesmo dia da extração de um DIU vencido.
Efeitos Colaterais
· Podem ocorrer alterações no ciclo menstrual
· Sangramento menstrual prolongado e volumoso
· Cólicas de maior intensidade ou dor durante a menstruação
Benefícios
· Não interfere nas relações sexuais
· É um método imediatamente reversível
· Pode ser inserido durante a lactação
Riscos
· Perfuração da parede do útero
· O DIU pode deslocar-se ou sair do útero
Fonte: http://www.unifesp.br
O DIU que eu coloquei era para 10 anos e foram os melhores 10 anos da minha vida, cada organismo reage de um jeito e no meu caso depois de colocar o dispositivo eu tinha um ciclo de 7 dias sangrando muito. Ah uns 2 meses eu fui tirar o DIU e já fazer a inserção de outro mas por conta de uma infecção não foi possível, preciso vida,esperar mais um mês e voltar fazer a inserção, agora que estou me cuidando com injeção mensal meu ciclo diminuiu para 3 dias de pouquíssimo sangramento. Isso é uma vantagem e me leva a pensar em não colocar outro DIU? Sim, mas como eu sou muito esquecida e já deveria ter tomado a injeção no sábado e não fiz por puro esquecimento isso me leva a querer colocar novamente o DIU e ter mais 10 anos de paz e sossego sem precisar me preocupar.
Ponto negativo do DIU é a parte de inserção e retirada pois é preciso estar durante o ciclo menstrual e isso torna desconfortável, mas se pensar em bosques e cavalinhos brancos fica menos vergonhoso e também porque não demora nada, tem um desconforto como se fosse uma pequena cólica na hora mas é super tranquilo.
É preciso tomar cuidado com o profissional que vai realizar a inserção, precisa ser tudo esterilizado direitinho pra não ter perigo de infecção, depois de colocado é necessário um cuidado realizando o exame Papa Nicolau (preventivo) ao menos uma vez por ano para ter certeza que o DIU está no lugar e não tem nenhuma infecção.
Eu coloco o DIU pela saúde pública (SUS) o que torna bem demorado mas tendo em mãos um preventivo atualizado e passando por algumas fases é tranquilo. Fazendo isso pelo SUS é necessário ser maior de 21 anos, ter pelo menos um filho e passar por uma conversa com uma psicóloga que tira todas as suas dúvidas e te deixa mais tranquila. Também é preciso assinar um termo dizendo que você não vai retirar o DIU antes de 5 anos para engravidar, fazem isso porque tem um custo bem interessante para o governo e caso a pessoa coloque o DIU e queira retirar antes dos 5 anos seria como uma "palhaçada", o que eu não acho errado.
Eu já ouvi histórias de pessoas que engravidaram usando o DIU mas essa história que a criança nasce com o dispositivo grudado é lenda, a gestação sendo descoberta no início é possível remover o dispositivo com segurança, caso descubra a gestação tarde não pode retirar e será necessário um cuidado maior durante a gestação.
Também dizem por aí que o DIU mata o feto o que na minha opinião não é verdade logo que o dispositivo não permite a fecundação. Sim, na igreja católica é pecado o uso do DIU podendo a mulher ser excomungada dependendo do pensamento do padre da sua igreja, não sei a reação das outras religiões.
Se não quiser esperar pelo SUS e preferir fazer a inserção do DIU em consultórios particulares vale pesquisar porque o preço varia bastante e também precisa ser um profissional confiável.
Bom amoras, espero ter ajudado a tirar as dúvidas e se eu esqueci de escrever alguma coisa perguntem nos comentários ou pelo facebook que sabendo eu responderei com muita felicidade.
Bjinhos e fiquem com Deus... tenham uma linda semana.
Sempre tive curiosidade em saber sobre isso ...
ResponderExcluirconfesso que tenhu medu , porque sempre ouvi dizer que engorda ... será que é verdade amiga ????
eu tambem ja ouvi historias de que se nao colocado no lugar certinho o DIU a pessoa engravida, ja vi casos assim mas ele gruda sim na gravidez mais gruda na placenta e nao no bebe hsuahsuhaushaushuas
ResponderExcluirAdorei amora o post muitoo bom...
Beijosss lindona
Eu usei e me fez super mal
ResponderExcluirEu acho interessante, mas tenho medo de engravidar. Vergonha não...
ResponderExcluirDepois de um parto normal, não tenho vergonha de nada, kkkk.
Sobre o Papa Nicolau, mesmo sem o DIU a mulherada dever ficar ligada e fazer todo ano.
Minha amiga disse que tem que fazer ultrasom de 02 em 02 meses.
Blog Ansiedade Feminina
Eu não senti necesidade de usar ainda pq sou mega controlada e não esqueço de tomar meus comprimidos de todo dia. Sério! O medo de engravidar por agora é tanto que não esqueço nenhum dia. rsrsrsr
ResponderExcluirmas achei legal vc aborda ro assunto.com sua experiencia.
bjs