03 março 2011

A ditadura da magreza

          Olá meninas,
          tudo bem com vocês?
          Estava fuçando pela net como sempre e fui parar no site famosidades, adoro ver as fotos dos famosos rsrsrsrs. Fui olhar as fotos que a Gisele Bünchen fez para a Revista V Magazine, no próprio famosidades
escreveram que as fotos mostram uma Gisele bem magra, agora eu pergunto... pra que ser tão magra??? Posso estar indo contra o que várias de vocês acreditam, mas não posso deixar de dar minha opinião. Eu sou totalmente contra a "ditadura da magreza", deixando claro que também tenho minhas neuras com relação a excesso de peso, só acho que tudo que é demais é um tanto quanto perigoso. Quantas histórias ouvimos sobre meninas que queriam ter o tal "corpo perfeito" e o que conseguiram foi uma bela anorexia/ bulimia ou até em alguns casos a morte.
          Cada vez mais as meninas começam mais cedo a se preocuparem com as medidas do corpo, não é que eu não ache que precisamos cuidar da saúde das nossas crianças, só acredito que isso possa ser feito com moderação. Também não concordo com aquelas crianças obesas que comem de tudo e mais um pouco e os pais não se preocupam (eu conheço um menino assim, meu Pai como ele come), como já disse... tudo o que é demais é perigoso... nem demais e nem de menos.
          Achei por bem colocar algumas poucas informações sobre anorexia e bulimia:

          Anorexia:  Essencialmente é o comportamento persistente que uma pessoa apresenta em manter seu peso corporal abaixo dos níveis esperados para sua estatura, juntamente a uma percepção distorcida quanto ao seu próprio corpo, que leva o paciente a ver-se como um "gordo". Apesar das pessoas em volta notarem que o paciente está abaixo do peso, que está magro ou muito magro, o paciente insiste em negar, em emagrecer e perder mais peso. O funcionamento mental de uma forma geral está preservado, exceto quanto a imagem que tem de si mesmo e o comportamento irracional de emagrecimento.
          O paciente anorético costumas usar meios poucos usuais para emagrecer. Além da dieta é capaz de submeter-se a exercícios físicos intensos, induzir o vômito, jejuar, tomar diuréticos e usar laxantes.
          Aos olhos de quem não conhece o problema é estranho como alguém "normal" pode considerar-se acima do peso estando muito abaixo. Não há explicação para o fenômeno mas deve ser levado muito a sério pois 10% dos casos que requerem internação para tratamento morrem por inanição, suicidio ou  desequilíbrio dos componentes sanguíneos. (continue lendo aqui)

          Bulimia: É um transtorno alimentar aonde as principais características são os episódios de complusão alimentar seguidos de comportamentos compensatórios para evitar o ganho de peso. As pessoas que sofrem de bulimia vivem em um círculo vicioso de compulsão-purgação.
Na sua maioria os pacientes com bulimia estão dentro da faixa de peso normal, embora alguns possam estar com um peso levemente acima ou abaixo deste. Existem indicações de que antes do início do transtorno alimentar, os pacientes com bulimia estão mais propensos ao excesso de peso.
          A bulimia apresenta uma prevalência no sexo feminino, 90 95%. A doença se manifesta mais tarde do que na anorexia, por volta dos 18 a 20 anos.
          Os episódios de compulsão consistem no consumo de uma grande quantidade de aloimentos frequentemente ricos em calorias. Os tipos de alimentos variam mas geralmente são ricos em gordura e/ou açúcar. Os episódios de compulsão alimentar ocorrem em segredo, por isso raramente são presenciados por outras pessoas. Alguns deste episódios são previamente planejados, mas geralmente ocorrem de forma impulsiva. Entre os episódios compulsivos, ospacientes restrigem seu consumo calórico total e selecionam preferencialmente alimentos com baixas calorias, evitando aloimentos que percebem como "engordativos". O "gatilho" das compulsões na bulimia, pode incluir depressão, dificuldades nos relacionamentos interpessoais,, aborrecimentos, dietas restritivas e/ou prolongadas, e insatisfação e/ou distorção da imagem corporal.(leia mais aqui).
          Então é isso meninas, espero que tenha ajjudado a tirar algumas dúvidas... bjinhos e até a próxima.
 

Um comentário:

  1. A pressão da sociedade para sermos sempre magras e bonitas gera um comportamento , as vezes exagerado, por nós mulheres.
    Além de magras, temos que cuidar da pele, cabelos e corpo.
    Eu mesma tomo Nutryorac ,linolen, actimax e outros suplementos pra ficar sempre bonitinha..rsrs
    ser mulher hoje em dia não é fácil!

    ResponderExcluir

Patricinhas e Mauricinhos, comentem à vontade e tenham certeza que vou ler todos com muito carinho e responder aqui mesmo pelos comentários.
Você vai sair sem deixar um comentário????
Bjinhos