14 junho 2011

Rotavírus

          Olá lindocas,
        tudo bem com vocês? Muito frio onde vocês moram??? A Vanessa (Nessinha) não pode responder essa pergunta kkkkkkkkk.
      Acharam estranho o título do post? Pois é meninas minha pequena princesa amanheceu ontem reclamando de dores na barriga mas só levei ela no médico depois do trabalho, ela estava bem caidinha mas nem me passou pela cabeça que poderia ser ROTAVÍRUS. Graças ao bom Deus consultamos com uma ótima médica que examinou muito bem a Débora e me informou o que ela tinha.
       Eu já tinha ouvido falar muito do tal ROTAVÍRUS mas nunca me interessei em pesquisar sobre o assunto, a Dra. Maristela me explicou muita coisa sobre esse vírus mas mesmo assim recorri ao tio Google.
          Ei o que eu encontrei:

          ROTAVÍRUS
          O rotavírus é um vírus que causa diarreia grave e freqüentemente acompanhada de febre e vômito. É hoje considerado o mais importante agente causador de gastroenterites e óbitos em crianças menores de cinco anos, em todo mundo. A maioria das crianças se infecta nos primeiros anos de vida, porém os casos mais graves ocorrem principalmente até dois anos de idade. Em adultos é mais rara, tendo sido relatados surtos em espaços fechados como escolas, ambientes de trabalho ou em hospitais.

          TRANSMISSÃO
          A transmissão é fecal-oral, por água ou alimentos, por contato pessoa-a-pessoa, objetos e superfícies contaminados e provavelmente por secreções respiratórias. A sazonalidade das infecções, estendendo-se desde o outono até a primavera, é observada nos países de clima temperado. Nas regiões tropicais as infecções ocorrem o ano todo.

          TRATAMENTO
          Para controlar a doença é recomendado ingerir bastante líquido – pode ser água, chá, água-de-coco, sucos ou isotônicos, medidas simples de combate à desidratação, como o uso de soro caseiro, reduzem drasticamente o número de mortes. A desidratação é o sintoma mais grave das infecções intestinais provocadas pelo rotavírus. Além de reduzir as reservas de água do corpo, ela reduz os níveis de minerais importantes, como sódio e potássio.

          PREVENÇÃO
          Prevenir a rotavirose entre crianças é difícil, mas é muito importante que os pais mantenham condições adequadas de higiene e, desde cedo, ensinem seus filhos a importância de lavar as mãos, principalmente, depois de ir ao banheiro e antes das refeições. Um outro aspecto importante é a amamentação dos bebês até, pelo menos, os seis meses para fornecer à criança defesas não só contra o rotavírus, mas também contra outras doenças. Em breve, estará disponível na rede pública de saúde uma vacina gratuita contra a rotavirose.
Fonte: www.invivo.fiocruz.br

          Recomendações médicas para a Débora que servem para todos os casos.
          - Evitar leite e seus derivados;
          - Tomar muito líquido principalmente água, chá, água de coco e isotônicos (diz também no texto);
          - Ingerir gelatina e frutas;
          - Se a criança não quiser comer é melhor não insistir.
          Eu fiquei muito preocupada porque a Dé reclamou muito de cólicas e nós mulheres sabemos como isso dói. O que eu lembro das recomendações está aí, se alguém lembrar de alguma coisa deixe nos comentários por favor.
         Além disso a Dra. receitou os remédios Bromoprida (para diarréia) e Novalgina (para dor e febre)além de 3 dias de atestado, lembrando sempre que não é porque eu estou escrevendo isso que vocês vão bem doidas na farmácia comprar e "tacar' os remédios nas crianças, sempre procurem orientação médica... eu escrevi apenas a título de curiosidade ok.
         Então é isso meninas eu só vim passar mais esse conhecimento para vocês, cuidem dos seus pimpolhos e eu vou lá cuidar da minha princesinha.
          Fiquem com Deus e tenham uma ótima quarta-feira.



6 comentários:

  1. AI AMIGA NEM VO FALAR NADA VIU
    AK TA FRIO SIM VIU

    AIN Q CHATO A DÉ DODOI...ESPERO E DESEJO MELHORAS LOOGO

    NO INVERNO SEMPRE APARECE ESSAS COISINHAS NE???

    BJAO FIQUEM COM DEUS

    ResponderExcluir
  2. Que chato... Rotavírus é muito chato mesmo.
    Mas o tratamento é esse mesmo, esses remedinhos, e muita água... Água é fundamental.
    Eu trabalhei muitos anos em um laboratório e é o que mais aparece em criança é Rotavírus. A forma de contágio é chata por que se pega em qualquer lugar...
    A diferença também na diarreia o cheiro é forte e diferente da diarréia normal e a cor também é bem diferente.. ( KKKKKK viu amiga eu entendo de cacá kkkkkkkkkkk )
    Mas isso como é viral dentro de uma semana ela estará novinha em folha...
    Ahhh eu prefiro o tylenol que a novalgina, pois a novalgina abaixa um pouco a pressão....

    Beijinho

    Paula

    www.vilamulher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Dê...
    Puxa, tadinha da Dé...
    Logo logo ela tá 100%...
    Eu ainda não sei o que é ter o tal do rotavirus em casa (Graças a Deus), e nem quero conhecê-lo, mas o Luan já tomou vacina contra ele, vamos ver se faz efeito mesmo...
    Beijinhos...

    Ana Cristina Furuzawa

    ResponderExcluir
  4. Aiaiaiai..qdo nossos pequenos estão doentes nada vai bem né Dê..mais ela melhora já já..bjokas

    ResponderExcluir
  5. @Vila Mulher Oi florzinha... a entendida de cáca kkkkkkkkkkkkkk, pior que é verdade não tem o que fazer né, só esperar. Mas ela já está bem graças a Deus, agora passou pra minha mãe...eita.
    brigadinha pelas dicas, foram muito úteis.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  6. @Anônimo Oi Aninha, nem me fale viu, foram 9 anos longe desse vírus e agora ele deu as caras por aqui, mas graças a Deus ela já tá melhor e amanhã já volta pra escola.
    Bjinhos flor e cuide desse gatinho lindo, mande bjs pro Luan

    ResponderExcluir

Patricinhas e Mauricinhos, comentem à vontade e tenham certeza que vou ler todos com muito carinho e responder aqui mesmo pelos comentários.
Você vai sair sem deixar um comentário????
Bjinhos