15 setembro 2011

Parabéns Ponta Grossa/ Pr

          Olá meninas lindas,
       tudo bem por aí nessa quinta-feira? Eu estou muito bem, ainda mais porque hoje é feriado aqui em PG City.
          Hoje Ponta Grossa comemora seu aniversário de 188 anos e em uma forma de homenagem à minha cidade eu resolvi apresentá-la um pouco melhor a vocês.


          Ponta Grossa é um município brasileiro localizado no centro do estado do Paraná, distante 107 quilômetros da capital Curitiba, com uma população de 311.697 habitantes (esse semana ouvi falar que já está em 500.000 habitantes). É o núcleo de uma das regiões mais populosas do Paraná: Campos Gerais do Paraná que tem uma população de mais de 800.000 habitantes (IBGE/2010) e o maior parque industrial do interior do estado. A cidade, também conhecida como "Princesa dos Campos", é a quarta mais populosa do Paraná e 76ª do Brasil.
          O termo "Ponta Grossa" é derivado de sua fitogeografia, referindo-se a um capão de mato. Este local foi escolhido antecipadamente pelo capataz da Fazenda Bom Sucesso, Francisco Mulato, a pedido de Miguel da Rocha Ferreira Cavalhaes, para começar a construir um povoado (atualmente Ponta Grossa).        Naquele momento Francisco Mulato teria expressado de uma linguagem bem informal, de escravo que mal sabia ler e escrever: "Sinhô sabe bem porque é encostado naquele capão que tem a ponta grossa". A sugestão do nome caiu no gosto de toda a população do atual município.

          Alguns pontos turísticos de Ponta Grossa:

Parque Estadual de Vila Velha
          Este conjunto de formações lembra uma cidade medieval em ruínas, com torres, castelos e formações diversas, que sob certo ponto de vista e dependendo da imaginação do observador lembram à animais, como cavalos, camelos, seres mitológicos como dragões, unicórnios, além das mais estranhas figuras que muitas vezes parecem flutuar no ar desafiando as leis da gravidade.
          As exóticas formações em arenito da Vilha Velha foram erodidas pela ação das chuvas e pelo forte vento sempre presente na região. A coloração das rochas é avermelhada semelhante a tijolos. As alturas médias das colunas de pedra e muralhas chega a vinte metros. Em alguns pontos, estas podem chegar a trinta metros ou mais em função do terreno acidentado. Os arenitos de Vila Velha com sua coloração avermelhada, dependendo da hora do dia da luz do Sol e da época do ano, ficam com uma aparência e coloração semelhante à mostrada em fotografias pelas naves norte-americanas que pousaram em Marte.

Furnas
          As furnas, localizadas a 3 km dos Arenitos de Vila Velha, são crateras circulares de grande diâmetro que aparecem isoladas na vastidão dos campos. Também são conhecidas como "Caldeirões do Inferno". Em número de três, as paredes verticais atingem uma profundidade de mais de 100 metros e apresentam um volume de água que atinge, aproximadamente, a metade desta profundidade.
           Em uma das furnas foi construído um elevador panorâmico que vence um desnível de 54 metros. O elevador dá acesso ao interior da furna, sob uma plataforma flutuante, localizada a três metros do nível da água. Uma escada dá acesso à plataforma que permite uma visão rara da formação rochosa.
          Visitantes costumam comentar a sensação de harmonia e tranqüilidade proporcionada pelo panorama visto de dentro da furna: a proximidade com a água, o reflexo do sol em meio à vegetação e ao rochedo. A garoa formada pelas águas suavemente lançadas das rochas formam pequenos arco-íris e completam o exuberante cenário.

Lagoa Dourada
          A Lagoa Dourada, localizada a apenas 15 minutos de Ponta Grossa, possui 320 metros de diâmetro e, no máximo, 3 metros de profundidade. O local tem um encanto especial, principalmente ao crepúsculo. As águas, refletidas pelo sol, tornam-se douradas. Ao redor da Lagoa, a vegetação é densa e de grande porte.
          A Lagoa Dourada tem a mesma origem das Furnas. Há uma ligação subterrânea entre elas através de um lençol freático. O nível das águas é o mesmo das Furnas. No entanto, um desnível do solo a transfoma em crateras profundas. A Lagoa pode ser considerada uma furna senil. Com o grande assoreamento que recebe, segundo os espeleólogos, a Lagoa está em fase de extinção.

Buraco do Padre

          O nome do local está ligado à história dos Padres Jesuítas que lá meditavam. O Buraco do Padre é uma furna que apresenta em seu interior uma imponente cascata de 30m, formada pelo Rio Quebra Perna.     Trata-se de uma espécie de anfiteatro subterrâneo. Para chegar ao seu interior, o visitante deverá andar por 1 quilômetro. A trilha não apresenta muitas dificuldades, parte dessa caminhada é feita em um bosque.
Localiza-se na Região de Itaiacoca e é uma Unidade de Conservação, não é permitido acampar neste recinto. No ano de 2005, passou a integrar o então criado Parque Nacional dos Campos Gerais.

          É isso meninas, espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouquinho mais da minha City e quando quiserem visitar esses e outros pontos turísticos sejam bem-vindas.
          Bjinhos e tenham uma ótima quinta-feira... ótimo feriado pra mim kkkkkkkkk.


4 comentários:

  1. Oiii Dê...
    Td bem? E a visita a capital? Qdo vai ser???
    Feriado... que inveja...
    Parabéns a esta cidade que me dá saudade...
    Mande notícias..
    Bjos

    Ana Cristina Furuzawa

    ResponderExcluir
  2. que lugara maravilhosoooo Parabénsssss beijossss
    Raissa
    http://sublime-beleza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá! tudo bem?
    É a primeira vez que encontro um blog de Ponta Grossa que fala de beleza e afins! rs
    Nasci em Ponta Grossa, casei e agora estou morando em Brasília faz 1 ano e meio! Sempre passo férias aí, que bom vou saber das novidades da minha cidade do coração!
    Beijos

    http://rosebox.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. @Anônimo Oi Aninha esses dias até fomos passear em Ctba mas fomos com meus papis e eles queriam conhecer alguns lugares. Aí já viu né, sem contar que saímos de PG era mais de meio dia... doidos rsrsrs.
    Bjinhos

    ResponderExcluir

Patricinhas e Mauricinhos, comentem à vontade e tenham certeza que vou ler todos com muito carinho e responder aqui mesmo pelos comentários.
Você vai sair sem deixar um comentário????
Bjinhos