09 fevereiro 2011

Os inimigos das mães... OS PIOLHOS

          Oi gentem, 
          como as aulas estão voltando resolvi falar de um probleminha que atinge muitas casas (não sei ao certo as estatísticas), quero deixar claro que o texto abaixo eu retirei do site http://www.piolho.org.br e editei um pouco. Espero que ajude se alguém estiver passando por esta situação, lembrando que piolhos não escolhem classe social e não é só em cabecinha suja que eles chegam... gostam também de um cabelinho bem limpo. Portanto, nada de discriminar quem está enfrentando esse problema, certo? Como diz a pequena Isabela... quilo????

História no Mundo
Os piolhos são antigos companheiros nossos. E as infestações vêm atingindo o homem há milhares de anos em todas as partes do mundo. Foram encontrados em múmias egípcias de 3.000 anos a.C., em pentes da época de Cristo encontrados nos desertos de Israel e em múmias do Peru pré-colombiano.
O piolho humano pode ser encontrado em qualquer região climática do mundo e infestar as pessoas de todas as raças, cor ou nível social. 

Sintomas
As queixas preponderantes são: coceira intensa e irritação do couro cabeludo, podendo surgir tipicamente erupções na nuca, acima e atrás das orelhas, acompanhadas nos casos mais graves de aumento dos gânglios linfáticos (ínguas).
Os sintomas costumam aparecer logo. No mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte ao contágio. Geralmente a coceira começa assim que o parasita pica para se alimentar. E são substâncias da saliva do piolho que provocam essa reação.
Um agravante: os sinais acima descritos, podem surgir porém depois de até dois meses da "invasão" dos piolhos. Isso é típicos em crianças sub-sintomáticas. Ou seja, aquelas que de início não sentem coceira e assim, a população de piolhos vai aumentando e aumentando. Essas crianças, só vão relatar os sintomas ou apresentar os sinais depois que a infestação já estiver grande.
Se uma criança foi infestada apenas com uma fêmea, que a cada 7 dias produz novas ninfas, que depois de 2 semanas tornam-se adultos, e que se reproduzem... ... Então, em dois meses, ela pode ter dezenas e dezenas de piolhos. Infestações graves podem levar as crianças a terem anemias e infecções.

Prevenção
O piolho não escolhe sexo, idade nem classe social, assim, todos devem estar atentos. Principalmente quem lida com grupos de crianças e jovens.
Leve isso em conta na prevenção pessoal: Os piolhos também gostam de cabelos limpos, assim, manter os cabelos limpos  não muda em nada o risco de infestação. (não é por isso que vamos deixar as madeixas sujas)
Evite entrar em contato com pessoas infestadas. Não usar de forma coletiva: travesseiros, pentes, bonés, lenços de cabeça, presilhas, capacetes etc.
Se estiver exposto, inspecione a cabeça toda semana à procura de piolhos e lêndeas. Passe o pente fino para retirar as lêndeas, as ninfas e os piolhos.   
Leve em conta na prevenção de um grupo:
O meio mais simples de prevenir o piolho é observar quando as crianças coçam freqüentemente a cabeça. Principalmente a nuca e atrás das orelhas. Nesse caso, deve ser iniciado rapidamente o tratamento, antes que os piolhos se espalhem para você ou para os colegas da turma.
Nunca oculte uma infestação: AO CONTRÁRIO – A informação sobre uma ou algumas crianças infestadas deve ser imediatamente passada tanto aos pais como todas as pessoas que tenham contado direto com elas (professores, funcionários do pátio da escola, babás etc). Assim, o caso dos piolhos é combatido enquanto ainda está limitado a algumas crianças, e anda não se espalhou pela escola.
Estimule as pessoas a não ocultarem: Oriente as crianças a se queixarem quando estiverem sentido coceiras ou quaisquer incômodos, tentando deixar claro a elas que isso não é motivo para se envergonhar. É comum, e acontece.

Tratamento
Existem várias formas de tratamento para o piolho capilar. Se você pesquisar na internet ou escutar palpites, ficará surpreso com as inúmeras dicas. E algumas delas são pura bobagem!
As mais clássicas envolvem o uso de vinagre e sal, mas não são mágicas, e tanto o vinagre como o sal pode irritar mais ainda uma cabecinha já irritada.

O que fazer: 
*Certifique-se que de fato é uma infestação de piolhos! (pois muitas pessoas ficam apavoradas, fazem um diagnóstico errado e tratam a toa sua cabeça ou a das crianças).  Lêndeas podem ser confundidas com caspa.
*Veja se não são possíveis algumas medidas básicas e de enorme eficiência, como cortar os cabelos bem curtos, ou mesmo raspar. Com o cabelo curto, muitas vezes é possível debelar uma infestação apenas pela catação manual + penteação com pente-fino + o uso de secador de cabelos.
*Paciência + paciência + paciência + paciência + dedicação. Os piolhos estão vencendo porque são mais pacientes e perseverantes do que muitas mães, pais, tias, avós, babás, professores...

Abaixo as formas mais aceitas atualmente:
*Produtos inseticidas de farmácia
Lave o cabelo da criança com xampu, ou passe o creme ou loção receitados pelo pediatra. Cada uma tem um jeito de ser usado, por isso leia a bula e siga as instruções com cuidado. Esses produtos têm um inseticida tóxico na fórmula, mas não costumam matar os ovos (só matam os piolhos)! Um problema é: os piolhos podem estar resistentes ao inseticida da fórmula do produto. Assim, se você seguiu corretamente todas as recomendações, e não teve sucesso -> mude de tática. Não adianta insistir com esse produto ou fazer repetidos tratamentos.
*Sufocando de forma caseira
Lave o cabelo com xampu e aplique em seguida bastante condicionador (pode usar alternativamente apenas sabonete neutro, fazendo bastante espuma, ou ainda, usar apenas óleo de cozinha ou azeite de oliva). Embeber completamente os cabelos e abafar, fazendo uma touca plástica ou usando uma touca de borracha. Manter a touca por pelo menos umas 2 horas. Uma medida melhor  é tratar os cabelos e dormir com a touca de banho. No dia seguinte: lavar, pentear com pente comum, pentear com o pente fino, secar e inspecionar.
Esse tratamento vai sufocar os piolhos. O creme, o sabonete ou o óleo vai tampar as aberturas respiratórias, e sem respirar, os piolhos vão morrer (mas nem sempre vão despregar).
O condicionador e o óleo facilitam a retirada das lêndeas que estão aderidas aos fios de cabelo.
Esse tratamento (tanto quanto o outro, de farmácia) não costuma matar os ovos. Portanto esse tratamento e o pente fino devem ser repetidos a cada 2 ou 3 dias, durante uns 10 dias. Mesmo se você achar que já acabou com a infestação, deve continuar examinando os cabelos uma vez por semana, removendo as lêndeas.

E lembre-se:
* Ao eliminar os piolhinhos retirados da cabeça, não os jogue em qualquer lugar. Jogue na privada ou guarde em um vidrinho com álcool. Podem servir para educar pessoas que não conhecem bem os piolhos.
* Ferva ou enxágüe com água quente a roupa de cama de quem estiver com a infestação, e depois passe tudo com ferro bem quente.
* Limpe bem as escovas e pentes usados para retirar os piolhos, e deixe-os separados das demais pessoas da casa.
* Nunca use produtos que não sejam de farmácia. Alguns criminosos vendem por aí ‘misturinhas’ de inseticidas agrícolas com xampu. Isso é veneno!
Não afaste sua criança da creche ou da escola. Trate o quanto antes e Informe a escola e as mães dos colegas. Que tal promover uma seção coletiva ‘cata piolho’, em conjunto com outras mães?  

          Então é isso, sei que ficou um pouco longo, mas espero ter ajudado.

          Bjinhos e até a próxima

Um comentário:

  1. oi flor, já estou aki, te seguindo e fiz uma postagem lá no Tititi da Dri!!! bjkas e ótimo final de semana
    http://tititidadri.blogspot.com/2011/02/mais-uma-dica-de-blog.html

    ResponderExcluir

Patricinhas e Mauricinhos, comentem à vontade e tenham certeza que vou ler todos com muito carinho e responder aqui mesmo pelos comentários.
Você vai sair sem deixar um comentário????
Bjinhos