07 abril 2011

Cólica Menstrual

          Bom dia patricinhas do meu core,
      Tudo bem com vocês? Eu não estou muito legal... estou com Cólica, e foi por isso que resolvi falar sobre o assunto com vocês.
          Vamos lá???


          Uma visitante mais que incômoda
          A menstruação é um episódio comum na vida da mulher. Inicia-se ao redor dos 12 a 13 anos de idade e continua até a menopausa, que ocorre, entre as brasileiras, na faixa dos 47 aos 52 anos.
          Considera-se normal o aparecimento de cólicas de intensidade leve, com duração de um a dois dias, no início ou pouco antes da menstruação. Esse sintoma é comum na maioria das mulheres, atingindo mais de 50% delas, e em 10%, a cólica é intensa. A cólica menstrual é denominada dismenorréia, palavra derivada do grego, que significa menstruação difícil.

          Origem do problema
          A cólica menstrual pode ter início logo após a primeira menstruação. Um dos principais motivos é a presença de substâncias chamadas prostaglandinas, que são produzidas pelo útero. Quando aparecem em quantidade acima do normal, provocam contrações uterinas muito intensas (cólicas), semelhantes às dores do parto. Essa reação depende exclusivamente do organismo de cada mulher.
          Por outro lado, algumas afecções ginecológicas, que normalmente ocorrem em mulheres adultas, podem ser a causa de fortes cólicas menstruais, tais como tumores do útero ou do ovário e infecções ginecológicas, bem como o uso do DIU (Dispositivo Intra-Uterino), que é usado para evitar a gravidez.
          Como se pode ver, a cólica menstrual apresenta vários aspectos que justificam acompanhamento médico mais constante.

          Lar e Trabalho
          Dor de cabeça, enjôo, vômitos, diarréia, dores na parte inferior das costas, dores nas pernas, fadiga, nervosismo e tontura. Essa é a extensa lista de sintomas que acompanham a cólica menstrual. As conseqüências são óbvias para o dia-a-dia da mulher: atrapalham a sua rotina de trabalho e interferem na sua qualidade de vida.
          Segundo pesquisas realizadas em todo o mundo, cerca de 10% das mulheres com cólica menstrual ficam incapacitadas temporariamente para as suas atividades durante um ou dois dias no mês. Algumas delas, embora compareçam ao local de trabalho, apresentam produtividade abaixo da média.
Em termos de produtividade, isso significa milhões de horas de trabalho perdidas; em termos econômicos, perda de bilhões de dólares ao ano. Também não se deve esquecer que outras mulheres faltarão às aulas, prejudicando o seu rendimento escolar.
          A cólica menstrual pode trazer perturbações psicológicas, principalmente no período pré-menstrual (do ponto de vista clínico, é a chamada Síndrome da TPM - Tensão Pré-Menstrual). Essa reação possui diversos componentes orgânicos e psicológicos, de interpretação complexa.
          O certo é que esse período que antecede a menstruação caracteriza-se por forte carga de ansiedade e pode causar impactos emocionais nas relações conjugais, familiares e profissionais.
          Recentemente, a imprensa divulgou pesquisa realizada por uma universidade americana, mostrando que parte significativa de mulheres que cometeram assassinato de seus maridos, companheiros ou namorados estavam passando por crises típicas de TPM.

          Tratamento atualizado
          Para aliviar ou eliminar as dores que surgem durante a crise de cólica menstrual, os médicos recomendam repouso, dieta leve, aplicação de bolsa de água quente no abdome e uso de analgésicos e outros medicamentos, em especial antiinflamatórios.
          Além dessas recomendações, os médicos também sugerem outras ações preventivas, tais como a prática de atividade física, ginástica, lazer, psicoterapia de apoio e a conscientização da paciente de que não se trata de uma doença grave, mas de uma condição facilmente controlável.
          Atualmente, o melhor tratamento para controlar as dores da cólica menstrual é o uso de antiinflamatórios de   nova geração, há pouco tempo lançados no mercado. Eles têm uma grande vantagem em relação aos antiinflamatórios tradicionais: o seu uso não causa efeitos colaterais no aparelho digestivo, praticamente eliminando sintomas gástricos.
          Esse é um dos principais problemas enfrentados pelas mulheres. O uso contínuo de antiinflamatórios tradicionais pode provocar efeitos colaterais desagradáveis, às vezes muito intensos, principalmente no aparelho digestivo. Enjôo, vômitos, dores e sangramento no estômago, gastrite e úlcera gástrica podem aparecer durante o tratamento.
          Essa nova geração de produtos antiinflamatórios, mostrou resultados muito eficazes no tratamento da cólica menstrual. Por meio de rígido controle científico, foram feitos estudos comparativos entre a nova geração de antiinflamatórios e os antiinflamatórios tradicionais.
          Ao que tudo indica, já foi encontrada uma solução eficaz, com mínimos efeitos colaterais, para reduzir as dores da cólica menstrual, mas, para que o tratamento seja bem-sucedido, o acompanhamento de um médico é fundamental. Só assim a mulher terá condições para enfrentar os próximos desafios do século XXI sem se preocupar com essa visitante mensal incômoda, a cólica menstrual.

Fonte: www.msd-brazil.com
          Por aí alguém sofre desse mal? Meninas estou com dor, inchada, mau-humorada, parece que estou no 8º mês de gestação de tanta dor nas costas... isso tudo é = baranga gorda de cara amarrada e andando arcada kkkkkkkkk.
          Então é isso patricinhas fofas, conhecemos um pouco mais dessa dor terrível rsrsrs... fiquei imaginando agora se o homem tivesse cólica menstrual, como seria? Vocês tem alguma idéia???
Fiquem com Deus amorecas e sejam solidárias ao meu sofrimento (esqueci de contar que quando fico 
menstruada fico sensível rsrsrsrs).





8 comentários:

  1. Florzinha!! isso é chato mesmo!!

    Eu dei uma grande aliviada com esse cha que publiquei no meu blog: http://alikamelik.blogspot.com/2010/03/voce-sofre-com-colicas-menstruais.html

    Pra mim deu super certo, e até eu que não gosto de chá acho super gostoso!!!

    Beijos e melhoras!!

    ResponderExcluir
  2. Oss, ontem no curso tava com uma dor horrivel nas pernas, hj d manhã na facul tbm tava com dor nas pernas, nas costas, na barriga... cheguei em casa e fui deitar, só agora to melhorzinha!! rsrsrsrsrs
    É foda essa vida de mulher né?! Q nem diz minha tia "É tudo culpa da Eva!" kkkkkkkkkkkkkkkkk

    www.xicaradechacomleite.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Depois que comecei a tomar pilula..nunca mais....
    mais nos intervalor..é batata....
    beijoca!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu sofro tanto de colicas menstruais, muito mesmo, não desejo pra ninguém. O pior, é que tem muita mulher com o mesmo "problema". Hahhahaha
    Adorei o blog, estou seguindo... Quando puder, me faz uma visitinha?

    http://paraisodoesmalte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. @Débora Anzolin Valginhak Oi florzinha, adorei colocar a culpa na Eva rsrsrsrs, que bom que vc está melhor mas eu bem mesmo fico só amanhã... um dia todinho com mal-estar aff.
    Bjinhos e adoro sua visita

    ResponderExcluir
  6. @Paulinha Oi florzinha, eu não uso pílulas pq esqueço de tomar e quando chega o dia da menstruação quase tenho um treco rsrsrs, eu uso o DIU mas isso é assunto pra outro post.
    Bjinhos e volte sempre que quiser.

    ResponderExcluir
  7. Olá Amore Ameiii Esse Assunto que colocou aki hoje eu Com muita Colica,eu nunka mais tinha sentido Colicas ai começou de novo.Mas jah tah Parando
    Feliz final de SemanA e Varios Beijinhos Bliiter
    Qer virar minha Amiigah sou paty tambem o meu endereço eh:paty.gomes43@hotmail.com
    Beijinhos glitter e thau thau

    ResponderExcluir

Patricinhas e Mauricinhos, comentem à vontade e tenham certeza que vou ler todos com muito carinho e responder aqui mesmo pelos comentários.
Você vai sair sem deixar um comentário????
Bjinhos